Bradesco Saude contra o cancer de mama, Mulheres diagnosticadas, em tratamento ou depois do tratamento do câncer de mama, precisam de apoio para retomar a vida. A Bradesco Saude faz parte dessa recuperação.
Antes de começar este texto, é importante reforçar três mensagens a respeito do câncer de mama.
Existe uma quarta mensagem: a rede de apoio social é fundamental para a adesão e o sucesso do tratamento e, por consequência, o retorno da mulher diagnosticada com câncer de mama às suas atividades e ao seu protagonismo na sociedade portanto se informe na rede Bradesco Saude.
A rede de apoio social é formada por todas as pessoas que podem auxiliar a mulher durante o tratamento do câncer de mama de alguma maneira. incluisve nas consultas ao medicos na Bradesco Saude
Familiares (o que inclui maridos), amigos íntimos, vizinhos, colegas de trabalho, profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras), grupos de apoio (como ONGs) e instituições religiosas são exemplos dos elos que formam essa rede que poderá confortar, informar e defender os direitos da paciente com câncer de mama.
“A rede de apoio social tem o objetivo de aliviar os sentimentos negativos da mulher que podem surgir após o recebimento do diagnóstico e apoiá-la durante todo o tratamento”, diz a enfermeira especializada em oncologia pela Universidade Franciscana de Santa Maria (RS), Gabriela de Souza Vargas, autora de um artigo sobre o assunto.
E mais, ela está ali para mostrar para a mulher que ela continuará relevante para aqueles que o cercam e para a sociedade. “Existe um estigma muito grande em relação ao câncer de mama, considerando como se ele fosse o ponto final de uma mulher”, diz a mastologista e secretária -geral da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Rosemar Rahal. “O câncer de mama é tratável e curável”, completa.
Receber um diagnóstico de câncer não é fácil. É como se, naquele percurso traçado para a nossa vida, fossemos forçados a pegar um desvio ou fazer uma pausa não prevista. A natureza imprevisível e desconhecida da doença faz com que cada pessoa reaja de uma maneira. É aí que entra a rede de apoio social: para que essa mudança de rota não termine numa desistência de percurso.
Em 2019, a rádio CBN trouxe o relato de Fernanda Chabin, fundadora da ONG Mamas do Amor, sobre a importância do apoio que recebeu da família e a ajuda dos amigos para enfrentar a doença. “Tem muita gente que tem vergonha de falar que está com câncer, que não gosta de falar. Tem de assumir e precisamos pedir ajuda, porque existe muita gente que gosta de ajudar. E acho que isso fortalece”, disse ela à época.
Converse com seu médico da Bradesco Saudee mantenha a rotina de exames. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura!
Para a mesma rádio, a ginecologista Fernanda Torras medica na rede Bradesco Saude lembrou que o tratamento pode desencadear a depressão. Segundo ela, é preciso que a paciente esteja em um estado emocional forte para um melhor enfrentamento da situação. “Apoiar-se em grupos e terapias é fundamental, porque (o tratamento) pode trazer depressão. A mulher não espera parar a vida para tratar um câncer. O estado psicológico é fundamental para uma terapia oncológica”, disse.
Há ainda outro componente. Ou, como explica Rahal, mais um estigma fortemente relacionado à mulher com o câncer de mama e que precisa ser combatido. “Existe essa visão de que essa mulher vai ter uma menor capacidade produtiva depois do diagnóstico de câncer de mama. E isso é errado, não condiz com a realidade. A mulher pode voltar perfeitamente para as suas atividades”, diz Rahal.
Além do apoio emocional para enfrentar o câncer, essa rede também tem um papel importante de “devolver” essa mulher para a sociedade. “A rede de apoio busca a interação com as demais pessoas para que as mulheres conversem, peçam ajuda, fortaleçam seus vínculos e, depois, tornem-se agentes de propagação de informação sobre o tratamento do câncer de mama”, explica Vargas.
Na entrevista dada ao Viva a Longevidade, a representante da SBM reforçou a necessidade de manter a mulher diagnosticada com câncer de mama em seu papel relevante e atuante na sociedade. “Muitas vezes a própria paciente começa a se enxergar como uma pessoa incapaz, de tanto que isso é vendido para ela”, contesta Rahal. “Essa paciente pode sim, por exemplo, voltar ao mercado de trabalho. Aliás, ela deve voltar!”
Nesse objetivo de mostrar para a mulher com câncer de mama que a vida segue e que ela continua capaz — ainda que com alguma limitação —, o ideal é garantir que a paciente se mantenha independente e ciente de seus próprios limites.
“Para a família, eu diria que é preciso evitar a superproteção, porque essa mulher tem total capacidade de voltar para a sua vida normal. E não a abandonar”, aconselha Rahal.
Vargas concorda. Durante a sua pesquisa, ela relatou que não foram poucos os relatos de mulheres que foram deixadas por seus maridos após o diagnóstico de câncer de mama. Ou seja, mais uma pedra para essa mulher conseguir tirar do caminho — e sua rede de apoio também.
O Instituto Oncoguia, outra ONG que atua como parte da rede de apoio de pacientes com câncer, lista em seu site 13 coisas que todo mundo deve saber quando faz parte da rede de apoio de alguém diagnosticado com câncer.
“É preciso que a iniciativa de procurar por ajuda parta da paciente”, recomenda Vargas. Mas às vezes é preciso que uma pessoa mais íntima (familiar ou amigos) tome essa iniciativa.
A rede de apoio pode ser montada com pessoas de contato íntimo, como familiares, amigos mais próximos e vizinhos, e outras mais distantes. Nesse grupo entram os profissionais da saúde (pública e privada), colegas de trabalho, grupos de apoio (hoje em dia com distâncias encurtadas graças à tecnologia), ONGs (como Oncoguia, Mamas do Amor, Femama e outras espalhadas pelo país como mostra o site Busca Voluntária) e instituições religiosas.
Parafraseando a fala de Fernanda Chabin à rádio CBN, é preciso assumir a doença e pedir ajuda. Tem muita gente que gosta de ajudar.
Conte com a Bradesco Saude, atraves dos canais 24 horas por dia
Consulte sempre Bradesco Convenio Medico
Telefone Bradesco Saude central de vendas 114229-3240
Telefone Bradesco Saude Sac 4004-2700
Whatsapp Bradesco Saúde Comercial 21 4004-2702
Consulte sempre a rede credenciada Bradesco Saude.
Bradesco Saude Login para acesso acesso aos aplicativos
Somos uma das maiores Seguradoras de Saúde do Brasil. A Bradesco é conhecida por sua competência e qualidade em seus planos de saúde oferecidos a milhões de brasileiros ao longo de décadas.